Os africanos foram enganados pelos portugueses com o objetivo de conseguir mão de obra barata para explorar as novas terras. Chegaram no Brasil em porões dos navios tumbeiros e eram transportados como cargas. A viagem durava cerca de 30 a 45 dias, muitos morriam ou eram lançados ao mar quando adoeciam.
Na chegada à nova terra os portugueses encontraram os índios, isso provocou as misturas de raças entre índios, africanos e portugueses chamada de miscigenação dando origem a novas raças. Por isto, que hoje em dia é possível observar grandes diversidades de tipos físicos na Bahia.
O processo de colonização deu-se início, onde hoje em dia é o Pelourinho Centro Histórico de Salvador. Os negros eram comercializados quando chegavam da África para iniciar a exploração das novas Terras e para servir aos senhores feudais.
Os africanos trouxeram grandes contribuições na cultura bahiana como por exemplo, na culinária acarajé e feijoada; dança o samba; religião o Candomblé; intrumentos musicais agogô e berimbau; no vocabulário moleque, oxente, caçula entre outras contribuições que fazem a nossa cultura ser rica e especial.
Desde a colonização até os dias atuais existe racismo e preconceito com os negros por causa da cor e da sua história. Precisamos valorizar essa raça, pos grande parte da nossa cultura recebeu grande influència desse povo e toda raça merece ser valorizada.
Texto coletivo produzido pelo Grupo 10 FÊNIX
Nenhum comentário:
Postar um comentário